Send As SMS

Domingo, Março 26, 2006

O que é a Amnistia Internacional (AI)?

• A AI é um movimento mundial de pessoas que trabalham pelos direitos humanos. Os seus membros oferecem voluntariamente o seu tempo e a sua energia em solidariedade com as vítimas das violações dos direitos humanos.

• A AI é uma organização de acção. Investiga, documenta e relata os abusos dos direitos humanos mas o seu trabalho é mais vasto. Os membros da AI levam a cabo acções concretas e eficazes para acabar com esses abusos. A AI está organizada de modo a permitir que as pessoas comuns possam levantar a sua voz – a favor de outros seres humanos que estão em perigo.

• O trabalho da AI tem como base e solidariedade internacional. Os seus membros nasceram em países muito diferentes, pertencem a culturas muito diferentes e têm vivências muito diferentes mas todos estão unidos pela mesma determinação em trabalhar por um mundo em que todos possam usufruir dos direitos humanos.

• A AI tem o compromisso de uma cobertura global: o compromisso de trabalhar pelo cumprimento dos direitos humanos em todo o mundo. Trabalhamos por diversas vítimas, de todos os regimes do mundo, quer constituam o centro das atenções dos meios de comunicação social, quer sofram ignoradas pela maioria das pessoas.

• A AI acredita na acção eficaz em favor das vítimas individuais. A nossa investigação, as nossas campanhas, os nossos esforços para alterar leis e práticas, os nossos apelos e cartas têm por finalidade alterar a situação concreta de mulheres, homens e crianças. Mesmo quando trata de atrocidades em grande escala, a AI tenta citar nos seus relatórios casos de vítimas individuais e relatar as suas provações. Estas vítimas não são mera estatística – têm nomes, têm datas de nascimento, têm histórias. E cada uma delas têm direito à justiça.

• A AI é independente dos governos, das ideologias políticas, dos interesses económicos e das religiões. Não apoia nem se opõe a qualquer governo ou sistema político, nem necessariamente apoia os pontos de vista das vítimas, cujos direitos procura proteger. Para garantir a sua independência, a AI não pede nem aceita dinheiro dos governos ou dos partidos políticos para o seu trabalho de documentar e de fazer campanhas contra os abusos dos direitos humanos. O seu financiamento depende da contribuição dos seus membros e apoiantes e das actividades de angariação de fundos que promove.

• A AI é um movimento democrático, com um governo próprio. Responde apenas perante os seus membros de todo o mundo. Todas as decisões sobre a sua política são tomadas por órgãos eleitos.

• A AI forma uma comunidade mundial de defensores/as dos direitos humanos que partilham os princípios da solidariedade internacional, do empenho numa acção eficaz pelas vítimas individuais, da cobertura global, da universalidade e indivisibilidade dos direitos humanos, da imparcialidade e da independência, da democracia e respeito mútuo.

In Manual da Amnistia Internacional

0 Comments: