Send As SMS

Segunda-feira, Setembro 25, 2006

sobre o grupo Amnistia / ISCTE

O Grupo Amnistia/ISCTE foi formado no ano lectivo 2005/ 2006. A pretensão do grupo radicava essencialmente em alargar o conhecimento que a comunidade ISCTE possuía relativamente aos Direitos Humanos, começando por dar a conhecer a Amnistia Internacional e respectivas formas de acção. Pretendia-se em simultâneo angariar membros que auxiliassem a equipa de coordenação a concretizar a planificação para o ano lectivo. Neste seguimento, interessava angariar membros de todas as áreas de conhecimento, bem como de todos os estatutos (estudantes, docentes, funcionários/as).

O grupo mandou um mail geral à comunidade do ISCTE, avisando da existência do grupo e da forma de adesão, facilitando a comunicação ao criar um mail do ISCTE e um blog com todas as informações úteis e as campanhas da AI, espalhando pela faculdade panfletos e cartazes da Amnistia com os contactos do grupo, disponibilizando um cacifo para contactos e mantendo um horário e uma sala para atendimento.

Realizou-se uma apresentação geral sobre a Amnistia (pressupostos, modos de acção, campanhas entre outros) que intentava sublinhar as linhas gerais de contextualização (tivemos em conta que os membros presentes na reunião estariam já algo familiarizados com a Amnistia Internacional) e partir para as acções planeadas.
Decorrendo a Campanha Control Arms, o Grupo estabeleceu-a como prioritária e transmitiu que seriam assinalados dias que precedessem essa data para a recolha de fotografias. O Grupo de Coordenação planeou realizar bancas onde estariam dispostos artigos da AI para venda, cartazes da Control Arms e máquinas fotográficas (digitais ou descartáveis).
No entanto, até à data não foi possível realizar campanhas nem acções, uma vez que, sendo o grupo constituído por 4 estudantes finalistas, havia limitações rígidas de tempo.

A coordenação esteve sempre envolvida em campanhas e acções da Amnistia, tendo havido sempre um trabalho implícito (escrever e-mails, responder às pessoas, cumprir os horários de atendimento, ir de encontro a quem demonstrou interesse, afixar cartazes, promover divulgações por diversas vias). Houve sempre também um forte incentivo para que os restantes membros do grupo participassem nas acções e campanha organizadas pela Amnistia Internacional.

A Coordenação era inicialmente composta por Teresa de Oliveira, Vanessa Sousa Dias, Ana Monteiro e Hernani Pereira. No entanto, a estrutura modificou-se, ficando agora na Coordenação a tempo inteiro Ana Monteiro e Hernani Pereira como tesoureiro. Teresa de Oliveira, apesar de se ausentar durante um ano em regime de Erasmus, irá continuar a acompanhar as actividades do grupo.

O balanço final é claramente positivo, no entanto é necessário salientar que a realização de certos objectivos foi temporalmente adiada, pois houve uma permanente necessidade de ajustamento.

No ano lectivo 2006/ 2007, o grupo AI/ ISCTE acentuará a sua actuação e visibilidade. A marcação de reuniões e sessões de apresentação e/ ou esclarecimento só fará sentido em Outubro.

Terminamos assim com uma palavra de agradecimento a todos os que tornaram possível a concretização deste projecto.
Cumprimentos cordiais

A antiga Coordenação:
- Teresa de Oliveira
- Ana Sofia Monteiro
- Vanessa Sousa Dias
- Hernani Pereira